16 Mai | O Twitter em standby 😫 & teasers do Multiverso pela Meta e pelo Goggle
Sabes que as coisas estão más quando até os bilionários andam a apertar o cinto
Bem-vindo(a) à digital brief! :-)
O Elon Musk anunciou com muita pompa a sua proposta para comprar o Twitter por $54.20 por acção (para quem não sabe, 4/20 tem o seu simbolismo para o senhor) e agora aparentemente está com segundas ideias por causa das contas fantasmas/bots (o que não deixa de ser irónico). Não me admira que ele nem sequer quisesse comprar o Twitter, visto que ele parece ter principalmente interesse (criminoso) em manipular o mercado através da sua influência (fazendo as acções subirem para pedir dinheiro emprestado sem pagar impostos ou; descerem, forçando aquisições hostis mais baratas como no caso do Twitter) e ganhar maior presença junto do poder político conservador.
Basicamente os ricos fazem o que bem lhes apetece sem grandes consequências, não é exactamente notícia, até que os pobrezinhos se zanguem e comecem outra revolução. O Musk é - quanto a mim - um exemplo infeliz de como nos podemos manter relevantes hoje em dia (e cada vez mais ricos) a fazer porcaria constantemente, e, no processo, mandarmos às favas a parte interessante do que podemos até ter construído. Como disse esta utilizadora do Twitter, os homens preferem gastar 44 biliões a comprar o Twitter em vez de irem à terapia.
INSIGHT-CHAVE
O Twitter é uma plataforma importante nos EUA porque se tornou uma forma de lançar opiniões políticas sem o filtro do jornalismo. É basicamente uma máquina de hot takes ou de soundbites, adequada como nenhuma outra à realidade política e ao tempo de atenção dos cidadãos daquele país. Globalmente é uma plataforma interessante mas longe de ser dinâmica ou bem monetizada - aliás, se o Twitter é conhecido por alguma coisa no digital é por estar estagnado há pelo menos dez anos. O Musk lançou os holofotes sobre o Twitter, mas infelizmente pelas piores razões e não se espera que nada melhore.
Informação é poder! Espalhe a digital brief na sua empresa e usufrua de um desconto de 25% para grupos de 5 ou mais pessoas (para subscrições anuais):
TRENDING
Depois de tanta hype em redor do Metaverso, parece que a queda recente dos mercados (e da cripto no geral) tem servido para pelo menos nos trazer de volta à realidade. Parece-me que o futuro passa claramente por alguma espécie de Web3 baseada em networking blockchain, com alguma dimensão 100% virtualizada (VR), mas também por dimensões semi-virtualizadas, entre as quais os NFTs e a tecnologia AR/Mixed Reality. É difícil encontrar um compromisso no meio de tanta confusão, mas as tecnologias relevantes virão sempre ao de cima.
Começamos a ver algumas demos das grandes empresas de Tech a indicarem isto mesmo, com o Zuck a mostrar uma demo do Project Cambria (Mixed Reality) e o Google a mostrar uns óculos AR (não lhes chamem Google Glasses) que, supostamente, traduzem línguas automaticamente (é ver para crer). Ao encontrarem aplicações no mundo real, estas tecnologias conseguirão mais facilmente trazer o agregado que será o tal Metaverso - uma mistura de várias coisas, algumas das quais já podemos adivinhar quais serão, mas certamente não apenas uma coisa (VR) que agregará todas as outras.
ICYMI
Quando estão todos a gritar e está tudo a arder, sejam como o El Salvador e digam YOLO!
NOTÍCIAS
- Os Responsive Display Ads no Google vão passar a ser verticais
- A Search Console do Google vai passar a reportar estatísticas de indexação video
- O Facebook vai deixar de utilizar alguns modos de targeting geolocalizado
- O Instagram começou a testar NFTs nos profiles dos utilizadores nos EUA
- E o uso de avatars personalizados (já fiz o meu, até é giro)
- O Boris Johnson abriu uma conta no TikTok…
- TikTok que está a substituir o separador Discover com um separador de Amigos
- A Madonna lançou um NFT a dar luz a árvores e vou ter de lavar os olhos com lixívia
ARTIGOS/ENTREVISTAS
- Elon Musk Trolls Twitter
- Dark Pattern: How Youtube Makes Sure You Don’t Always “Skip Ad”
- TikTok Wants You to Look Wealthy
- Insiders Tell Us About All the Terrible Things Influencers Get Away With
- Inside TikTok’s Explosive Growth
- Forget personalization, it’s impossible and it doesn’t work
- Can We Improve the Missing Gaps in Marketing Data?
GUIAS/REPORTS/ESTUDOS/DICAS/CURSOS
- What Type of Digital Advertising is Most Effective for B2B Prospecting? The Case of IT Decision-Makers
- GDPR and the Lost Generation of Innovative Apps
- Benchmarking The World's Digital Transformation (Stripe)
- How to make a GA4 landing page report in 10 easy steps
TOOLS
- Flowjin - tool para gestão de Twitter Spaces
- TikTok Insights - tool do TikTok para insights sobre utilizadores
Quer receber semanalmente a edição paga, no dia certo e sem atrasos? Quer participar na nossa comunidade e comentar uns disparates de vez em quando ou dar ideias para próximos números?
Ajude a manter-me este projecto e mude a sua subscrição para uma subscrição paga desde apenas 5€/mês ou 50€/ano: